Dicas pra fotografia de celular

`

A qualquer lugar que vamos o que sempre temos a mão é um celular e não é novidade que cada vez mais ele está ocupando o espaço das câmeras compactas e já que muitos não são fotógrafos e querem tirar uma boa fotografia, separei várias dicas pra quem quer saber como tirar boas fotografias pra compartilhar no facebook, instagram ou qualquer lugar que deseja.
Toda boa fotografia tem composição, seja de cores, jogo de luz e sombra ou posição fotografada. Parece muita coisa pra lembrar na hora de fotografar, mas a questão aqui é treino, com o tempo vai estar tão certo que 2+2 é 4 que você vai fazer igual andar de bicicleta, apontou, clicou. 
Ai você leu e se perguntou ‘como assim cores, jogo de luz e sombra e posição’ calma, vou explicar tudo direitinho cada um e como funciona.

Paleta de cores
Combinar as cores da fotografia é uma maneira de harmonizar e deixar a composição bem bonita. Olhar como tudo combinam e complementam. Olhe bem o que esta compondo a fotografia.

Jogo de luz e sombra
É muita coisa pra explicar então vai nesses dois sites, que os dois explicam e demonstra como fazer como é. Claro na fotografia da câmera digital mas serve direitinho pro celular: link um | link dois

Posição 
Horizontal, vertical e diagonal... são as três posições mais usadas, mas como usar e o que diferencia uma da outra.
A horizontal é a fotografia de paisagem ou aquela do grupo inteiro, ela geralmente é usada pra tirar fotografias do ambiente inteiro onde você quer captar todo o lugar. Já a vertical, são fotografias onde você quer pegar detalhes, sabe a fotografa horizontal, recorte ela em vertical você vai notar que ela vai pegar apenas um detalhe do lugar, ou então fotografar em macro ou fotografia de prédios, pra você pegar um prédio você não vai fotografar ele horizontal complica de mais você vai acabar cortando parte do prédio na fotografia então a vertical é a melhor opção. A diagonal é super legal pra quem quer dar um ar mais dinâmico na fotografia, essa é a mais complicada de fotografar porque não é simplesmente entortar a câmera e pronto dei um ar de movimento, você tem q posicionar e olhar todos os elementos e compor a foto seguindo uma linha reta só q na diagonal, complicado né? Mas é bem fácil quando você vai treinando.

Ângulo
Simplesmente saia do campo de visão dos teus olhos, procure algo diferente, abaixe-se, ou então levante a câmera pra cima pra pegar um ângulo de cima pra baixo. Mas tome muito cuidado crianças nunca se fotografa de cima pra baixo, você além de achata-las deixa numa condição de rejeição ou outra coisa não boa, a não ser que essa seja sua intenção. Muito de baixo pra cima também não e tão interessante, o certo é fotografar na altura dos olhos da criança pessoa ou quem quer que seja.

Vale lembrar: 
Que as dicas são pra fotografia de câmera traseira dos celulares, a selfie pode utilizar algumas das dicas dadas aqui mas muda bastante já que o foco é você na foto e não outros objetos, lugares, etc

Feito sua fotografia, vamos pra parte de edição, tu pode fotografar e publicar sem edição mas vai de cada um, eu sempre gosto de realçar as cores e contraste.
                Mas qual app’s usar?
Vsco cam
Com toda a certeza, quando se pergunta de app de edição sempre vai ter um que vai indicar ele. Os efeitos dele pra mim são os melhores, ele tem a opção de edição, mas a maioria usa mais os efeitos prontos. Ele tem a opção de comprar efeitos, que são os melhores, mas como tudo que é bom é caro o aplicativo não poderia ser diferente. A vantagem dele é, ta com pressa de postar a foto mais não quer publicar sem efeito algum é so escolher o efeito e pronto publica.

Mix
É um dos apps mais completos que já vi, ele me lembra um pouco o Lightroom(LR), principalmente na parte das cores, você consegue alterar a cor, por exemplo se esta vermelho você pode conseguir deixar mais rosado ou mesmo ate laranjado, ou deixar com menos cor ou mais como você desejar, tem os efeitos prontos, o desfoque vai ate 1.0 que é bastante, as texturas tais como o flare, granulado, ou com aspecto ‘queimado’ na foto como ficava nas câmeras analógicas quando se colocasse a lente muito rente ao sol. Mas com tantos recursos da pra deixar sua foto incrível. Único defeito do aplicativo, você não consegue recortar a foto, você acaba editando como ela ta, se esse não é um problema ok, mas se não for o caso vai ser preciso outro app pra ajudar nisso.

- "Já sei fotografar melhor, editar mas Kanie, quero um celular com câmera boa, qual o melhor?" são tantos, tem os tops de linha lançados recentemente que são os melhores tanto em funcionamento interno quanto em câmera fotográfica.

Lg G4 
O LG G4 é um dos últimos lançamentos da LG. Com uma lente de abertura f/1.8 que enquadra com mais foco e luz, e tem 16 megapixels, além de ter estabilização ótica de imagem com o mais novo sistema multifocal à laser agora em sua última versão 2.0, resultando em fotos de excelente qualidade, com incrível resolução de 5312 x 2988 pixels para fotos e gravando vídeos em 4k (2160p). Este celular ainda tem câmera frontal de 8 megapixels.

Galaxy S6 edge
O Galaxy S6 edge é de uma poderosa câmera de 16 megapixels com autofoco ultrarápido. O celular conta diversos recursos como controle de luminosidade ativo (HDR), proporcionando fotos com cores vivas mesmo em ambientes com pouca iluminação, e ainda o chamado foco seletivo que permite que você selecione seu ponto de interesse deixando ele mais nítido, desfocando o restante da imagem.

Xperia Z3
O Xperia Z3 conta com tela Full HD de 5,2 polegadas, com sensor de 20,7 megapixels, da premiada lente G da Sony. O resultado são fotos de altíssima qualidade, com uma clareza e nitidez incrível. O celular ainda possui diversos recursos interessantes, a detecção de movimento para imagens sem desfoque é um deles.

Iphone 6 plus
Iphone 6 plus sem muitas opções de recursos manuais. Ideal para iniciantes, ele possui seu sensor com 8 megapixels, a abertura de f2.2, estabilização de imagem, vídeos em Full HD, câmera lenta e boa performance, no geral.

Nokia lumia 1020
O Lumia 1020 é o único smartphone que possui uma câmera com sensor de 41 megapixels, com estabilização óptica de imagem e um zoom fantástico de alta resolução, tudo isso integrado a uma nova tecnologia que a Nokia chama de PureView, fornecendo fotos com zoom digital sem perda de qualidade. O flash da câmera é de Xenon.

E então curtiram as dicas? Tem alguma coisa que vocês que vocês já faziam ou vão fazer diferente agora com as dicas, e qual o app e celular que você usam ou recomendam e querem ? comentem ai em baixo quero saber.
6

6 comentários:

  1. Amei ♥ muito útil, o mundo inteiro deveria ver esse post haha

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas, eu tenho o s5.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adoro ler sobre dicas para fotografar, pois amooo tirar foto. Achei o post super bem escrito! Beijos e sucesso!
    http://livreleevesolta.blogspot.com.br/2015/10/distracoes.html

    ResponderExcluir
  4. Dicas de fotografias sempre são bem vindas, eu gostei de todas que você disser. Editor sempre são ótimos, estou querendo comprar um celular pra tirar ótimas fotos *-*
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  5. Amei o post, parabéns. Essa da paleta de cores me ajudou muito!

    ResponderExcluir

Image Map